Sejam todos muito bem vindos!

Sejam todos muito bem vindos!

Criadouro de Aves Domésticas Ornamentais

Olá!!!

Seja bem-vindo ao nosso BLOG. Aqui, você encontrará dados e informações a respeito das aves que criamos, além de outros assuntos inerentes ao mundo da Ornitologia, ciência que estuda as nossas amadas aves.



5 de dez. de 2009

MANEJO NO CANARIL

O manejo do canaril é dividido em duas esferas: ciclo de vida do canário e tarefas rotineiras.


No nosso canaril tais esferas se compõe da seguinte forma:

Ciclo de vida do canário:

O ciclo de vida do canário se divide em três : reprodução, muda e descanso.

Na época de reprodução, cada casal fica em sua gaiola de criação, durante todo o período que vai de meados de julho à princípio de janeiro, sempre respeitando o máximo de três posturas por casal, eventualmente deixamos a quarta postura.

Com esse manejo, conseguimos acasalar no período um número maior de casais do que gaiolas de crias. Casais que aprontam cedo acasalam a partir de julho e os que aprontam tarde é que vão até meados de janeiro.

Em alguns casos realizamos poligamia, deixando a fêmea tratar sozinha das crias e relocando o macho para outra fêmea.

Na muda, todos os filhotes e fêmeas vão para as suas respectivas voadeiras enquanto cada machos adulto vai para sua gaiola individual, a fim de evitar brigas entre os mesmos. Caso algum macho esteja gordo, o mesmo vai para a voadeira também.

No descanso, as fêmeas continuam nas voadeiras e os filhotes que vão se destacando, vão para as criadeiras, usando as grades divisórias e se transformando em gaiolas individuais para treinamento das exposições que estão por vir.

Até que chega outra vez a época de reprodução e os machos vão inicialmente para as criadeiras e depois as fêmeas e recomeça tudo de novo.

Tarefas rotineiras:

Bem, aqui é a mão na massa no sentido real da palavra, os papéis dos fundos das gaiolas são trocados dia sim dia não, a comida passa pelo "assoprador" de sementes uma ou duas vezes por semana e a farinhada depende da época do ciclo de vida do canário, diário na reprodução e muda e três vezes por semana no descanso.

A água é trocada diariamente, religiosamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário