"Texto adaptado do site Mundo dos Canários"
O canário Arlequim Português é o resultado da seleção de antigos canários pintados ou malhados, que desde há muitas décadas são criados e comercializados em Portugal.
Os antigos canários malhados coexistiram desde sempre em Portugal com as diversas raças e cores homologadas, sendo criados por muitos aficionados devido às suas características de grande beleza e rusticidade.
A rusticidade deste canário, motivada pela grande variabilidade genética, é aliás uma das características que o tornam tão popular. Mais recentemente apareceram alguns exemplares com fator vermelho e de topete, que levou os criadores destes pássaros pintados a procederem à fixação destas características, criando assim a base fenotípica de uma nova variedade de porte.
A criação seletiva entretanto efetuada, por iniciativa do Prof. Armando Moreno e de um grupo restrito de criadores, sobretudo a partir da década de 80, veio a tornar este canário mais longo, esguio e de cabeça mais estreita, mantendo o original topete triangular e a cor malhada com fator vermelho mosaico, destacando-se claramente do canário de cor, características que marcam o Arlequim Português.
O standard da raça, entretanto definido pelos seus promotores, veio a contribuir para a evolução no sentido da uniformização e fixação genética das várias características.
Nenhum comentário:
Postar um comentário