Olá pessoal!!
Estive pensando como é diferente o padrão de periquito australiano para exposição dos periquitos criados aos bilhões pelo mundo como um simples pet. Observem a foto:
Trata-se de dois periquitos australianos da mesma cor e sexo! Normal Cinza Macho!! Porém, um é do tipo inglês, padrão oficial de concurso da FOB e COM. O outro é um belo exemplo do padrão antigo, próximo ao selvagem que ainda voa solto pelas extensas zonas áridas da Austrália.
Qual a opinião de vocês? De zero a dez, qual nota vocês dariam para a diferença entre eles? Exemplo, zero, eles são iguaizinhos e dez são extremamente diferentes.
Por que a FOB não abre para a inscrição de um padrão para os periquitos normais concorrerem também. Existem federações pelo mundo que aceitam os dois em concursos, cada um na sua.
A "Periquitocultura" evoluiu muito pelo mundo, sendo uma das ou até mesmo a mais criada pelo mundo, ultrapassando a Canaricultura. Isto sem levar em consideração os criadouros de concurso.
Vejam o exemplo da própria canaricultura, onde existem muitas raças de canários que são extremamente diferentes e outras, nem tanto, mas cada uma concorre em suas respectivas categorias.
comparem imagens ou ao vivo canários amarelos intensos das seguintes raças:
- Canário de cor (erroneamente chamado de roller);
- Canário raça espanhola;
- Canário yorkshire;
- Canário gloster;
- Canário border;
- Canário fife fancy (apenas um miniatura do anterior);
- Canário lancashire;
- Canário highlander (praticamente uma miniatura do anterior);
- Canário scoth fancy;
- Canário hoso japonês (apenas um miniatura do anterior).
Então, várias raças, da mesma espécie concorrendo em concursos. E algumas são APENAS uma miniatura de outra maior.
Tá na hora de pensarmos nisso!!! E tem mais, a liberação para concursos dos periquitos normais seria um estímulo para novos criadores dos ingleses, pois na canaricultura, por mais que a especialização esteja acontecendo, sempre se tem criadores que se especializa em duas ou mais raças e muitos criadores sérios de comuns, sempre acabam com casais de ingleses também.
Qual a vossa opinião?
Abraços
Rodrigo Guerra
Nenhum comentário:
Postar um comentário