Sejam todos muito bem vindos!

Sejam todos muito bem vindos!

Criadouro de Aves Domésticas Ornamentais

Olá!!!

Seja bem-vindo ao nosso BLOG. Aqui, você encontrará dados e informações a respeito das aves que criamos, além de outros assuntos inerentes ao mundo da Ornitologia, ciência que estuda as nossas amadas aves.



17 de dez. de 2015

ARTIGO: O Calafate ou Pardal de Java

Artigo publicado na Revista Pássaros Exóticos, em 2014.

A espécie

Olá amigos leitores da Revista Pássaros Exóticos! Nesta edição estamos juntos mais uma vez para falarmos de mais uma espécie de Passeriforme exótico: o Calafate. Foi a minha terceira espécie de exóticos que criei na vida, ficando atrás dos Diamantes Mandarins e Manons do Japão, respectivamente. Entretanto, é a espécie que mais amei criar e é sem sobras de dúvidas, o exótico que eu mais admiro, seguido pelos diamantes mandarins.

Existem duas espécies de Calafates: Lonchura oryzivora, a tradicional bem conhecida por nós, e a Lonchura fuscata, popularmente chamada de Calafate de Timor. Mais uma vez, como a maioria dos Passeriformes exóticos criados no Brasil, ambos os Calafates pertencem à Família Estrildidae, a mesma dos Goulds e Mandarins.

O táxon Família representa um agrupamento monofilético, onde todas as espécies derivam de um descendente comum. Mas mesmo dentro de uma família existem várias linhagens ou ramificações (como tronco e galhos de uma mesma árvore), e estudos recentes mostram que os Calafates estão dentro da linhagem das Munias e do Manon, isto é, dos Lonchura. Ao se observar uma Munia (Lonchura striata), um Calafate de Timor (Lonchura fuscata) e um Calafate (Lonchura oryzivora), pode-se reparar características em comum, como por exemplo, o formato cônico do bico. Dar-se-á até para visualizar um gradiente de mudanças fenotípicas entre os três, isto é, um Calafate de Timor é ao mesmo tempo parecido com uma Munia e com um Calafate, como se representa-se uma ramificação ocorrida bem no meio do caminho evolutivo.

Por tal motivo, na publicação dos “Handbooks of the Birds of the World” (Manuais das Aves do Mundo) de 2010, os dois Calafates perderam o gênero Padda e passaram a ser Lonchura. Tal fato é corroborado pela capacidade dos calafates em se hibridarem não só com os Calafates de Timor, como também com o Manon do Japão.

Sendo o Calafate originalmente uma espécie endêmica, sua área de distribuição natural estava restrita ao país da Indonésia, mais precisamente nas ilhas de Java, Bali e Sumatra. Porém, provavelmente em função da difusão feita pela avicultura, a espécie é encontrada em forma livre em outras regiões do globo, como na ilha de Bornéo (da própria Indonésia), China, Japão, África Oriental, arquipélago do Hawaii e Flórida, sendo os dois últimos lugares estados norte-americanos. Já o seu primo está restrito à Ilha que lhe deu o nome: Timor.

Em sua distribuição geográfica natural, os Calafates habitam regiões de arbustos esparsos, perto de bambuzais e plantações de arroz. Aliás, ele é um grande devorador das sementes de bambus e, após o avanço da agricultura na região, de arroz, sendo considerada uma verdadeira praga no cultivo. Por tal motivo, aliado à caça do passado para sustentar a venda de exemplares e à morte em massa por meio de pesticidas e avecidas, o Calafate possui o status de conservação vulnerável, sendo incluído no anexo II da CITES, levando a espécie ao anexo A das Instruções Normativas 03/11 e 18/11 do IBAMA.

O Calafate é considerado uma grande espécie para sua família, possuindo seus 14 cm de comprimento, podendo chegar, nos padrões de cativeiro, aos 16 ou 17 cm. Seu primo de Timor possui o tamanho padrão dos estrildídeos, com seus 12 cm de comprimento.

Como as demais Lonchuras, os Calafates possuem em seu padrão de cor somente a presença das melaninas. O interessante no Calafate (Lonchura oryzivora) é que não ocorre deposição melânica em seus pés e bico, que, aliás, é vermelho em função do sangue que circula dentro dele. Portanto, a cor do bico dos Calafates é um importante indicador do estado de saúde do animal, onde problemas resultam em palidez dos mesmos.

O nome popular Calafate vem do verbo calafetar, isto é, vedar. O motivo para o nome é o fato dos ninhos dos Calafates selvagens serem bolas bem vedadas, permanecendo apenas uma única abertura para entrada e saída do ninho. Até hoje em cativeiro os Calafates preparam seus ninhos em forma bem fechada. Em outras línguas os Calafates são conhecidos como Pardais, como em Portugal (Pardal de Java), na Espanha (Gorrion del Java) e na Inglaterra (Java Sparrow).

Os Calafates são criados pelo mundo pelo menos desde o século XIX e no Brasil há mais de 50 anos. Seu padrão de cor e as diversas mutações encantam criadores mundo a fora, tendo inclusive, casos de Calafates mansos que vivem soltos nas casas de seus proprietários.

Alimentação

Como os demais estrildídeos, os Calafates possuem a alimentação à base de sementes, utilizando-se a mistura tradicional para exóticos, com base em painço e alpiste, além de uma boa farinhada. Com base à sua dieta original, deve-se oferecer aos mesmos arroz com casca e na minha criação, sempre oferecia aos casais com filhotes um pote com aveia e outro com níger, além de milho verde. Pode-se oferecer também coxos com alimentação extrusada, como um complemento às sementes.

Eu sempre fiquei admirado com o apetite dos Calafates, onde não havia desperdícios. Todo alimento oferecido era prontamente consumido.

Reprodução

Ave de temperamento dócil, mas demonstra certo grau de territorialidade, principalmente na época de reprodução. Entretanto, isto não o impede de ser criado em colônias, inclusive colônias mistas com outras espécies de estriltídeos ou até mesmo columbídeos (Rolinhas Diamantes) ou psitacídeos (Periquitos Australianos e Calopsitas). São aves resistentes, se adaptando muito bem em viveiros externos, desde estejam protegidos de ventos. Um problema em relação aos Calafates é a capacidade de se estressarem de maneira fácil, podendo se debater até a morte, apesar de eu nunca presenciar óbitos por sustos em nosso criadouro.

A reprodução pode ser tentada em gaiolas criadeiras para canários belgas (gaiolas argentinas), com o ninho em formato de caixa. Segundo muitos criadores, os ninhos com melhor aproveitamento são os retangulares usados em criação de periquitos australianos, e não as caixinhas comumente usadas nas demais espécies de exóticos. Tem criador que os reproduz em gaiolas para Periquitos Ingleses ou Agapornis.

Na época em que os criava, mantinha os casais em gaiolas criadeiras de canários, daqueles modelos pequenos (48 cm de comprimento), com apenas quatro comedouros meias-luas e com o ninho de periquitos na parte externa. Reproduzia-os perfeitamente nestas condições. Os filhotes e adultos fora da reprodução ficavam em conjuntos de argentinas com laterais móveis, com um espaço interno de até 2 m de comprimento.

Um item importantíssimo é oferecer material para a confecção do ninho, pois como o seu nome já diz, eles tem que calafetá-lo antes de iniciarem a postura dos ovos. No meu criadouro costumava oferecer palha de milho verde desfiada ou até mesmo papel de pão cortado. Cuidado com fios e estopas que podem enrolar nas patas dos filhotes e adultos.

A postura é de aproximadamente 4 a 8 ovos com tempo de incubação de 13 a 15 dias, estando independentes por volta dos 35 a 45 dias de vida. O anilhamento varia do sétimo ao nono dia, com anilhas de 3,2 mm. Os Calafates filhotes possuem a coloração parda e por volta dos três meses de vida, realizam a primeira muda onde adquirem a coloração característica, as bochechas brancas e a despigmentação melânica do bico.

São excelentes pais, cuidando e revezando tanto na incubação quanto no trato dos filhotes, diferente dos seus primos de Timor, que precisam ter seus filhotes repassados para amas-secas.  A única dificuldade é a formação do casal, pois a espécie não possui um dimorfismo sexual acentuado. O canto e a dança de corte (outra característica marcante dos Munias) realizado pelo macho são os diagnósticos mais seguros para a sexagem, sem se utilizar dos recursos da biotecnologia através da leitura do seu DNA.

Há também a sexagem através da observação de duas características, mais complicadas do que o canto: o formato do bico e dos anéis ao redor dos olhos. Os machos possuem a base do bico mais larga e com o afinamento em direção à ponta menos expressiva do que as fêmeas. Além do mais, o topo do bico dos machos é mais elevado. Já o anel ao redor dos olhos do macho é um pouco mais largo do que das fêmeas.

Em mutações onde ocorreu certo nível de diluição da melanina ou sua transformação para marrom, ainda temos a capacidade de recorrer a este dimorfismo sexual: machos possuem a cor da melanina mais escura que as fêmeas. Tal característica era bem observada em nosso criadouro.

Mutações

Devido ao tempo que já se encontra em cativeiro, os Calafates já possuem uma gama de cores oriundas de mutações e combinações. Como é uma ave com coloração puramente melânica, tendo o padrão selvagem a deposição de melanina negra em sua cabeça e cauda e uma bela envoltura (melanina negra pulverizada) cinza azulada pelo dorso e peito, as mutações só ocorrem na troca da cor, na diluição ou na ausência da melanina. As mutações e suas informações genéticas estão na Tabela 01.

Tabela 01               Genética das mutações em Lonchura oryzivora.
Cor
Genética
Cinza (padrão selvagem)
Dominante
Arlequim
Dominância parcial
Branco
Dominância parcial à seleção do arlequim
Albino
Sexo-ligado? Combinação entre Branco e Isabel?
Canela
Autossômico recessivo
Isabel
Autossômico recessivo
Acetinado
Sexo-ligado
Pastel
Sexo-ligado
Prateado
Autossômico recessivo
Ágata
Autossômico recessivo



Não posso deixar de mencionar aqui que de todas as espécies mais criadas de exóticos (Mandarim, Manon, Gould, Bavete, Sparrow e Calafate), o Calafate é o que apresenta a maior discrepância de informações entre as diversas fontes de consultas, principalmente entre as homepages dos diversos criadores europeus e americanos.

Um exemplo interessante, a menção da existência de duas mutações distintas acaneladas (Canela e Isabel), só é mencionada em uma homepage de um criador holandês. Nas demais que eu conheço, ou só falam dos canelas ou só dos isabéis.

Outra cor confusa é o albino, onde alguns dizem ser sexo-ligado e outros dizem ser uma combinação entre isabel e branco. Na verdade temos três cores de olhos, pretos, castanhos e vermelhos. Seriam uma combinação do branco com cinza, canela e isabel respectivamente? Como eu nunca criei albinos, fico com esta dúvida até hoje.

E por último, nossos acetinados não eram mencionados em lugar algum, até a foto que eu tinha de uma fêmea impressionava meus colegas criadores da Europa, mas agora, ela já mencionada como um canela-ino ou uma combinação de canela com uma mutação italiana chamada mascherato (mascarado), que também é sexo-ligado. Um fato interessante é que na Holanda, país com grande tradição na criação de Calafates, a mutação ágata passou a ser chamada de topázio e o tal mascherato virou o ágata deles.

Na nomenclatura oficial da OBJO, o Calafate pertence ao Grupo EX4, com apenas um subgrupo, apresentando 13 classes, a saber:

EX40101 - Cinza


EX40102 – Canela


EX40103 – Isabel


EX40104 – Acetinado


EX040105 – Branco (olhos pretos ou avermelhados)
EX40106 – Albino
EX40107 - Prateado
EX40108 – Arlequim LinhaCinza
EX40109 – Arlequim Linha Canela
EX40110 - Pastel
EX40111 - Ágata
EX40112 - Combinações
EX40113 – Outras Mutações


Já o Calafate de Timor, pertence ao Grupo EX6, subgrupo 01 Munias, a saber:

EX60114 – Calafate do Timor.


Considerações finais

Os Calafates são, sem dúvida alguma, aves fabulosas! Sua plumagem sedosa e coloração impressionante, como se tivesse sido pintado a mão com pincel. São umas das poucas espécies criadas em cativeiro que a forma selvagem é tão ou até mesmo mais bonita que muitas das mutações, apesar do Calafate ter mutações e combinações bem atraentes.

São aves bem resistentes e de fácil procriação, não dando muito trabalho ao criador. Apesar de que ter aves reservas e casais de amas não seria uma boa opção.

Deixo aqui algumas dicas de como eu montava meus casais em relação à cor: usava muito portadores! Por quê? Para intensificar a cor dos mutantes. Deixe-me explicar melhor:
Na linha dos canelas, eu sempre usava a cada duas gerações, cinzas bem (sem infiltração branca no capuz preto) para que os canelas descendentes tivessem a marcação marrom da cabeça bem escura. Reparei que após gerações entre canelas, a cor da cabeça dava uma esmaecida. O mesmo eu fazia com os prateados. Não sei se o esmaecimento ocorria nos pastéis, pois nunca os tive.

Brancos só eram acasalados com arlequins. Pois como representam uma característica genética de dominância parcial, ao se cruzar um branco com um cinza bem marcado, os filhotes nascerão com pintas brancas pelo corpo (arlequins mal marcados) e estas pintas são praticamente impossível de serem limpas, caso queira voltar os animais para a linha dos cinzas bem marcados. Por isto nunca recomendo por em uma colônia Calafates brancos, pois praticamente com o passar das gerações, todas as aves irão “pintar” de branco seus corpos. Às vezes esta pinta será apenas um sinal branco abaixo do bico da ave.

Desde a entrada do IBAMA no mundo dos pássaros exóticos, a presença dos Calafates em petshops e aviários diminuiu bastante. Lembro-me na época que, mesmo antes da liberação das INs, os fiscais em alguns estados do país já estavam apreendendo as aves em muitos lugares. Tal fato fez com que muitos criadores deixassem de criá-los. Eu mesmo, com receio de uma visita fiscalizadora, acabei me desfazendo do plantel. O que me arrependo até hoje!

Nos campeonatos brasileiros da federação ornitológica, a presença dos Calafates ainda se mantém, tendo sido apresentados 120 aves em 2014. Ao se observar os números de conjuntos classificados em 2013 e 2014 e o número de indivíduos apresentados no campeonato de 2014, constata-se que muitas das classes conseguem ter cinco conjuntos classificados no individual, mas nem todas tem quartetos. 

E considerando as cores mais inscritas em 2014 como as mais criadas pelos criadores, temos a cor cinza (padrão selvagem), branco e prateado como a preferência.
  
E a novidade em 2014 foi a apresentação e classificação de um indivíduo de Calafate de Timor, do criador Mauro Garcia.

Convido a todos os leitores, que tenham dados sobre os Calafates, como manejo e genética, que compartilhe conosco (rgc_passaros@yahoo.com.br ou RGC – Pássaros no Facebook). Estou longe de ser o senhor da verdade (tenho mais dúvidas e curiosidades do que certezas rs rs) e temos muito a aprender sobre esta espécie magnífica.


Um abraço e até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário